explicação do gráfico da curva abc
O gráfico gerado contém duas curvas principais, a de Contribuição e a de Acumulado, e três regiões, A, B e C.
No eixo horizontal, seus produtos foram numerados em ordem decrescente de Contribuição. Pra saber qual número se refere a qual produto, observe a coluna Posição nas listas de grupos.
O gráfico de Contribuição representa a porcentagem da sua receita total referente às vendas de cada produto.
O gráfico de Acumulado representa a soma acumulada das contribuições dos seus produtos. Esse é o gráfico que define as regiões A, B e C.
A região A é a região dos seus produtos mais relevantes, que representam 70% da sua receita. Os pontos do gráfico de Acumulado que estão abaixo da Fronteira A-B pertencem a esse grupo A.
A região B é uma região de produtos que representam 25% da sua receita. Os pontos do gráfico de Acumulado que estão acima da Fronteira A-B e abaixo da Fronteira B-C pertencem a esse grupo B.
A região C é a região dos seus produtos menos relevantes, que representam 5% da sua receita. Os pontos do gráfico de Acumulado que estão acima da Fronteira B-C pertencem a esse grupo.
análise de resultados
Ter um estoque diversificado é fundamental para qualquer empresa, e todos esses produtos terão um papel importante pra formação da receita de seu negócio.
Produtos da Curva C, embora tenham uma contribuição menor pra sua a receita, são porta de entrada pra sua loja e podem incentivar a venda de outros produtos ou fidelizar clientes.Também são produtos bem relevantes pra você priorizar em ações de mídia patrocinada, caso tenha muitos itens em estoque.
Produtos da Curva A e B são os que mais contribuem pra sua receita e exigem uma atenção maior. Por isso, negociar com seu fornecedor um preço menor dos produtos que mais vendem pode ser uma boa estratégia pra aumentar sua margem de lucro.
Outra opção para aproveitar bem todos os seus produtos é fazer kits mesclando itens B e C. Assim, os itens com maior faturamento podem potencializar as vendas dos itens com menor faturamento.
Além disso, por serem itens de maior saída, faz sentido que os itens A e B fiquem mais próximos da porta de seu estoque, agilizando o processo de entrega.